terça-feira, 13 de maio de 2008

Atividade 3

Olá Colegas!
Chegamos na Atividade 3.
Nesta atividade estaremos analisando um texto de José Manuel Moran, com o título "Como utilizar as Tecnoloias na Escola".
Aguardamos o seu comentário a respeito desta leitura.
Bom trabalho...


Para acessar o texto clique no Link abaixo:

11 comentários:

mara souza disse...

Para que sejam utilizadas, as tecnologias precisam antes de tudo, ser conhecidas, desbravadas, passarem de mito para personagem da vida real,dominadas aos poucos, porque existe o medo, a incerteza do resultado positivo, é necessário portanto, olhar o " INIMIGO" ( a tão temida inovação), como um aliado à nossa constante busca de negociação entre o que pensamos ser o essencial ao educando e àquilo que o levará ao real aprendizado.Nos prendemos, muitas vezes, a preceitos ultrapassados, porque um dia nos disseram que educação se faz com rigidez, imposição, ou seja, criamos( ou deduzimos) produtos de uma série, sem diferenciação, nos acomodamos ante às mudanças que ocorrem lentamente, por isso, fáceis de serem esquecidas, devido ao apego que se tem ao passado, sem nos questionarmos, da simplicidade contida em educar, desejando também aprender, mostrando aos alunos que estamos aptos a lhes indicar caminhos, mas que existe a possibilidade constante de o processo se tornar um aprendizado de troca, na busca pelo entendimento mútuo, no crescimento do cidadão como parte do coletivo, mas cheio de diferenças, o que torna nossa existência mais leve, vital e sem medos.haverá,com certeza, os tropeços, causados pelos atalhos que escolhemos, mas juntos, juntos ficaremos mais próximos do ideal.

Mara Souza

Sonia Brasil disse...

Acredito que futuramente, bem futuramente, todas as escolas poderão oferecer aos seus alunos o acesso à informática. Quando me refiro a futuro é porque atualmente são pouquíssimas as escolas que possuem laboratório de informática. Algumas até tem microcomputadores mas não dispõem de instrutores o que, aliás, é inconcebível. Se existem equipamentos, espaço físico e alunos ávidos por aprender, penso que não falta mais nada para se colocar tal atividade em prática. E o que se ouve? Não temos professores.
Bom, quando ´´chegarem`` à conclusão de que existem professores, devemos estar prontos para mais essa tarefa. E essa tarefa é bem diferenciada do que fazemos diariamente. Temos que nos capacitar, buscar alternativas e fazer parte do mundo globalizado, rápido e prático que a Internet nos propicia. Temos também que estar atentos e preparados para evitar os perigos e armadilhas que, segundo o autor, a rede nos expõe.
Penso que temos, enquanto professores, que aproveitar ao máximo as oportunidades de aprender a conviver com o poder da informática para oferecermos o melhor a nossos alunos quando o futuro, espero que próximo, chegar.

cleoniceabdalla disse...

Atualmente com o conjunto de informações que obtemos a cada instante, devemos estar atentos, procurando compreender, analisar e"filtrar" com uma visão própria o que estamos lendo,assistindo ou pesquisando. Devemos saber nos posicionar frente ao que é "exposto" na TV, INTERNET,imprensa e procurar utilizá-las a nosso favor, trabalhando com nossos alunos a reflexão, análise, posicionamento de idéias, conclusão, para que não sejam apenas "copiadores" ou "expectadores" de uma notícia, reportagem ou assunto mas seres pensantes, cientes do que estão "falando" ou "escrevendo".A leitura e a escrita continuam sendo de grande importância no processo ensino-aprendizagem, cabendo ao professor saber uní-las às tecnologias de informação para um melhor aproveitamento na escola.O professor, através das suas atitudes, gestos, maneira de tratar os alunos, sendo mediador e facilitador, gradativamente vai trabalhando todos os enfoques: valores-ética-afetivo-intelectual utilizando também a INTERNET como auxiliadora nesse processo, através da pesquisa, informação atualizada para que os alunos reflitam, pensem, analisem, questionem, concluam e se posicionem sobre o assunto trabalhado.O professor deve, portanto ser pesquisador, incentivador, aberto a mudanças,ter em mente "o que" e "como" trabalhar com os alunos, para que haja significado na aprendizagem e não apenas "decoreba" de conteúdos "soltos", sem relação com o contexto do aluno.A sala de aula(professor-aluno), a escola como um todo, quando valoriza: o afetivo, o intelectual e o ético juntamente com a família estarão dando um grande passo a meu ver na busca de "adultos" bem resolvidos, conscientes de suas atitudes, responsáveis e formadores de opiniões próprias. 
Nós mesmos, às vezes quando não opinamos em público, não significa que não sabemos nos posicionar,apenas não fomos "trabalhados" a oralidade. Busquemos então, com nossos alunos não repetir o mesmo erro, mas trabalhar num clima de afetividade, diálogo,amizade, consciência de "limites" respeito mútuo aprimorar a oralidade deles.
 

Marlene Schmidt disse...

A proposta de utilizar as tecnologias na escola, aborda a séria questão do comprometimento de como propomos e de como avaliamos as ferramentas usadas no contexto escolar. Acredito que não seja somente nas tecnologias como em todo e qualquer processo de ensino-aprendizagem. Todo professor deve estar focado e bem fundamentado no que desenvolve com seus alunos, seja na área de utilizar as ferramentas tecnológicas que envolvem acesso à internet: como pesquisa, blogs, chats, enfim... instrumentos explorados na dinâmica de acessos ao mundo digital. Vejo que ninguém está fora de cair nas variáveis que podem ocorrer diante da tecnologia mas, como um bom educador, há que se pensar e dirigir tópicos de ajuda como não ir copiando e colando o que vem pela frente como forma de pesquisa. A abordagem de pesquisa envolve etapas de buscas, buscas em sites sugeridos pelo professor e também em tarefas específicas de ler, se aprofundar, discutir em sala de aula o que foi pesquisado. Pesquisa não se refere somente na área escrita, o aluno que pesquisou sabe argumentar e refletir sobre as questões do texto. O aluno que não pesquisou não fará tal processo. Por isso, vejo que tudo que for bem explorado na aula e não só na parte tecnológica como nas demais, envolve questionamentos, envolve diálogo, envolve reflexão... e o professor, como um grande mediador de aprendizagens, com certeza sabe, pode e deve dirigir de forma crítica todo esse universo de pluralidades. Novamente reitero o quanto é importante sobre a ação pedagógica crítica em sala de aula e sobre as dinâmicas vividas e experenciadas no ambiente escolar. É preciso ser crítico e autocrítico diante de todas essas propostas oferecidas aos alunos e saber lidar com tais questões envolve atualização, formação continuada e um espírito desafiador junto aos alunos.

Berenice Pires disse...

No texto vimos que o professor é insubstituível e também mediador entre o aluno e o uso da tecnologia.O papel do professor é levar o aluno a ver o que está por trás das informações com o uso da tecnologia.A iternet por um lado nos traz muito conhecimento e por outro há o perigo do tipo de informação que nos é repassada.Temos que levar o aluno a separar o que é bom ou ruim para o seu conhecimento.

Claudio disse...

A tecnologia hoje é uma feramenta fundamental na vida de qualquer um, porém devemos olhar para ela desconfiando, porque muitas informações contidas não acrescetam nada para nossos alunos, e, antes de mais nada devemos nós professores nos familiarizarmos com tal tecnologia para que possamos auxiliar nos alunos a buscar o que realmente tem valor na dita " tecnologia"

Rosane disse...

NÃO NOS RESTA DÚVIDAS DE QUE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA PRECISAM SER VISTAS COMO ALGO INEVITÁVEL E URGENTE, PORQUE SE NÃO NOS ABRIRMOS ÀS MUDANÇAS, PERDEREMOS AS RÉDEAS DO PROCESSO EVOLUTIVO DE UM TODO.É IMPORTANTE TAMBÉM QUE ESTEJAMOS CIENTES DE QUE PRECISAMOS SELECIONAR, PLANEJAR, TER OBJETIVOS CLAROS, A FIM DE NÃO TRANSFORMARMOS A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NUMA ARMADILHA TENDO EM VISTA, QUE TANTO EDUCADORES, QUANTO EDUCANDOS PRECISAM SE DAR CONTA DE QUE JUNTO A ALGUMAS FACILIDADES, VÊM ALGUNS ATALHOS QUE PODEM SER PREJUDICIAIS AO PROCESSO EDUCATIVO.PODEMOS ENCONTRAR UM MEIO TERMO, PARA QUE NÃO INCORRAMOS NO ERRO, DE TORNARMOS NOSSO TRABALHO INEFICAZ E NOSSOS ALUNOS ENCANTADOS PELO NOVO, MAS VAZIOS DE CRITICIDADE, CRIATIVIDADE, MEROS COPIADORES, SEM CONDIÇÕES DE OPINAR, FAZER RELEITURAS.É NECESSÁRIA PORTANTO, MUITA SERIEDADE, E CIÊNCIA DO QUE TEM VALOR PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E INTELECTUAL DE TODOS.

Anônimo disse...

Acredito que deve existir um equilibrio entre métodos tradicionais e inovadores na educação pois os dois são importantes e se completam.Não podemos deixar que nossos alunos percam o contato direto com os livros pela facilidade da internet,temos que trabalhar para que ele saiba refletir,analisar,saiba posicionar-se e não apenas copiar.Se ensinarmos nosso aluno a ser seletivo,a internet se tornará uma ferramenta muito importante no processo ensino-aprendizagem.

Fernanda-Smed disse...

Com certeza as novas tecnologias são um ótimo recurso para a educação porém os educadores precisam em primeiro lugar dominar essas ferramentas o que no momento não acontece com a maioria e também o ensino público não ter acesso as novas tecnologias. Após isso pode se pensar em como será a melhor maneira de articular o uso da ferramenta. No texto a figura do professor é colocada como articulador, conselheiro, avaliador, com um papel nobre e criativo sendo assim vai ser um otimo orientador nas pesquisas evitando que os alunos leiam só as primeiras páginas ou que só copiem e colem, algo que é bem comum.

angela disse...

Hoje com este turbilhão de informações prontas, não direcionamos o nosso foco do pensamento somente em um determinado assunto ou pesquisa, fazemos de tudo um pouco, mas de forma desordenada. Precisamos reorganizar o nosso modo de pensar, agir, diante de tanta informação, para não sermos esmagados pelas nossas próprias atitudes desenfreada.
Espaço, tempo de formação, cuja duração e funções podem ser definidas de maneiras diferentes:
Ante essa complexidade, não é pequeno o risco de perder de vista o essencial: a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio.
A escola poderia "MODERNIZAR-SE" sem reviravoltas, comtudo, a modernização jamais é um fim em si. Importa, sobretudo, tornar o sistema educacional mais eficaz, particularmente para os alunos que, hoje, não saem dele com todos os conhecimentos e as competências necessários.
Cada vez mais percebemos o fim das fronteiras tecnológicas: "Elas se cruzam a toda hora."
O computador é uma máquina que possibilita a interatividade em tempo real.

angelita cattani pereira disse...

Entende-se que o papel do prefessor msemo com o uso da tecnologia continua sendo de suma impotância.
Na diversildade do mundo atual a informação é de facil acesso mas cabe ao professor orientar o aluno e transformar a informação em conhecimento ou seja como pesquisar e utilizar de forma proveitosa osa diferentes tipos de tecnologias como a Internet.